NUNCA MAIS ESQUEÇA!

É sempre bom relembrar não é mesmo?
(Re) Lembrem-se: o texto que escrevemos não é avaliado pela quantidade de informações que ele traz, mas sim pela qualidade textual aplicada ao mesmo que vai desde a clareza das idéias, a adequação ao tema, o respeito ortográfico, a legibilidade e a aplicação das regras de estética textual. Falando em estética, olhem elas aí de novo:

Quando você produz seu texto você está sendo avaliado pela elaboração e comprovação de idéias, mas é avaliado também pela estética textual que aplica ao texto, já falamos sobre isso, mas se fez necessário retomar tais informações para que esta competência textual seja garantida.

Antes de elencarmos e rediscutirmos as regras de estética textual se faz necessário esclarecer alguns pontos:

  • A necessidade de se obedecer a regras de estética textual pertence ao texto e não à disciplina de redação;
  • Toda vez que você produzir um texto, parágrafo ou qualquer sentença significativa deve utilizar-se das regras de estética;
  • Não é só a disciplina e a professora de redação que avalia a organização e a estética textual, todos os professores, de quaisquer disciplinas, também avaliarão questões discursivas e/ou produções textuais segundo tais critérios
  • A necessidade estética de um texto não deve ser encarada como assunto, mas um procedimento que o aluno deve incorporar na hora de produzir em redação ou em qualquer outra disciplina;
  • Fique atento, pois este é um critério que você está sendo avaliado e nem está percebendo;

A organização textual é um dos elementos imprescindíveis para a aceitabilidade do seu texto, arrumação e “elegância” devem fazer parte das características de suas produções, em redação ou em qualquer outra disciplina, ou melhor, em qualquer atividade de produção dentro ou fora da escola. Então, relembrando o que já foi discutido, essas são as necessidades estéticas de seu texto:

a) TÍTULO- A colocação de titulo é obrigatória, devendo está presente na 1ª linha de forma centralizada.

OBS: A função do título é refletir a idéia do texto, então para que este atinja seu objetivo de vê ser escolhido após a produção do texto.

b) MARGEM- Quanto à margem esquerda esta, deve apresentar-se de 2,0 a 2,5cm, nunca mais nem menos. Já para satisfazer a necessidade da margem direita você deve escrever até o fim da linha, não deixe palavras, letras ou sinais de pontuação fora da linha, e termine o mais rente possível da mesma.

c) TRAÇO DE DIVISÃO SILÁBICA- O traço de divisão silábica deve ser colocado em cima da linha, nunca fora ou em baixo, se a linha de origem não oferecer espaço para a sua colocação, registre-o em cima da linha seguinte.

d) DEFINIÇÃO DE SINAIS- Os sinais de pontuação e acentuação devem estar bem definidos. Fique atento, por exemplo, para o pingo do “i”, que deve ser apresentado em forma de pontinho e não de bola.

e) Ortografia- A ortografia faz parte da avaliação do texto,e uma avaliação rigorosa, adquira o hábito de utilizar o dicionário, tire suas dúvidas, pois a cada dois erros ortográficos cometidos, um décimo será retirado.

f) RASURAS- Claro que devem ser evitadas ao máximo, mas uma ou outra esporadicamente será considerada, caso seja tratada de forma correta: Se por acaso errar uma palavra, não use corretivo nem coloque a palavra rasurada entre parêntese, pois a função dos parênteses é chamar atenção para uma informação extra. Simplesmente, passe um único traço sobre a palavra rasurada e reescreva-a corretamente;

A partir do momento que você adquire tais hábitos, você cerca o seu texto de qualidade, por isso de agora em diante você não deve esquecer tais procedimentos nem em redação nem em nenhuma disciplina.

Ana Claudia Bastos


Nenhum comentário:

Postar um comentário