Juventude e comportamento.

Se alguém ainda tem dúvida de que comunicação é tudo, depois de
ler essa charge não terá mais!!! Divirtam-se!

Malhação é a novela de fim de tarde da Rede Globo. Seus produtores têm como público principal os adolescentes e jovens, e a novela aborda geralmente temas relacionados a esse público. Porém o que a Rede Globo não expõe de fato é o caráter elitista dessa novela, já que o seu principal objetivo é criar na juventude que assiste ao programa uma mentalidade que favorece medidas conservadoras, além de vender estilos que estão na moda. Malhação serve para convencer o jovem brasileiro de como ele deve se vestir, se comportar, se relacionar, em resumo, a lógica que impera é a da ditadura da beleza.

A periferia nunca é mostrada na novela, não existem pobres trabalhadores que sofrem diariamente com a exploração dos patrões, não existem estudantes que pegam ônibus lotados todos os dias para irem à escola, ou seja, as verdadeiras relações de opressão não aparecem na tela da televisão, e a imagem de juventude que é mostrada todos os dias não confere com a realidade das ruas.

COMO TRATA SEUS TEMAS?

Geralmente temas polêmicos são abordados. Nas últimas semanas pôde-se ver alcoolismo, eleições e homossexualismo, porém esses temas são explorados de maneira superficial e se colocam como coisas passageiras de fácil solução. O problema com o consumo de bebidas alcoólicas é resolvido simplesmente com a total negação do consumo, não com a estratégia de um consumo consciente, e a grande propaganda que incentiva esse consumo é deixada de lado. No caso dos relacionamentos homossexuais, o que se mostra é o problema do preconceito no cotidiano, que para o programa pode ser combativo com a participação das pessoas em passeatas contra a homofobia, mas as grandes lutas dos homossexuais pelos seus direitos e as pequenas ações do dia a dia que podem ser encaradas como homofóbicas, como piadinhas e apelidos não são levados em consideração. No caso da corrupção em eleições, o problema é mais fundo, pois o corrupto ganha as eleições e resta à personagem pobre da novela apenas lamentar, ao invés de mostrar atitudes de revolta que seriam importantes nesse tipo de caso.

A novela global Malhação serve então como um instrumento de reafirmação da classe rica, passando todos os dias na televisão e vendendo a imagem de novela jovem que serve para conscientizar a juventude.

Rita de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário