Dicas: Como elaborar uma redação.

Dicas de Redação
como elaborar uma boa dissertação

Por:Ana Claudia Bastos

Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentações que comprovem a tese explícita na introdução.

1)Ler atentamente o tema, buscando as mensagens que o autor da frase quis passar ao leitor, ou seja, descobrir a intenção do autor ao escrever a frase.

2)Interpretar o tema denotativamente: definir o sentido do tema, ou seja, alcançar com a inteligência a intenção do autor, a idéia central dentro dele. Por exemplo: violência nunca é um tema, violência é assunto. Tema é algo mais específico. Pena de morte é um tema que está dentro do assunto violência. Sendo assim busque identificar o assunto é o tema dentro da proposta.

Exemplo: Produza seu texto discorrendo sobre a exploração do trabalho infantil evidenciando os custos sociais para o país que tem como característica a ocorrência de tal prática. (adaptado UEFS-2005.2)

Observe que o assunto do tema acima é exploração do trabalho infantil, mas o tema, ou seja, a especificidade do mesmo são as conseqüências do problema.

3)Delimitar a idéia apresentada pelo tema: reestruturar o tema com suas próprias palavras, de acordo com a interpretação feita anteriormente, transformando-o em um questionamento.

Exemplo: Para mim, quais serão os custos sociais de um país que tem como característica a exploração do trabalho infantil?


4) Agora você chega na etapa mais importante do seu texto: A hora de apresentar sua tese. A resposta da questão acima será a tese, que estará presente no parágrafo introdutório, e será defendida ao longo do desenvolvimento (argumentação)

Introdução


5) O parágrafo introdutório deve conter comentários sobre o assunto e a tese.

Exemplo:

Brincar, aprender e sonhar são verbos bastante característicos da infância, mas nossos rebentos estão, cada vez mais, se afastando dessas ações. A miséria e desestruturação familiar estão gerando uma das piores mazelas sociais: A exploração do trabalho infantil, que segundo a FGV, já atinge 3 milhões de crianças. Tal problema deve ser resolvido ou o país pagará com o desemprego e a violência por tal desequilíbrio.

Argumentação

6) A idéia principal do texto é a tese que aparece grifada acima. O próximo passo é elenca r os argumentos que comprovem a mesma. Pergunte-se: Porque eu penso isso?

Apresente dois ou três motivos que justifiquem a tese, este serão os argumentos que devem ser desenvolvidos cada um em um parágrafo.

Exemplo:

ü A criança fora da escola hoje, será um desempregado amanhã, pois a sociedade busca profissionais qualificados;

ü A exploração do trabalho infantil expõe a criança a situações de risco, deixando-a mais vulnerável às drogas, e às demais formas de violência não só como vítima, mas como agente;

7) Sua argumentação será analisada pelo poder de convencimento, para isso seja firme e coerente em suas colocações, traga exemplos dados e estatísticas que ilustrem a sua discussão, não esqueça-se da fonte e, JAMAIS,invente dados ou fatos.

Conclusão

A conclusão pode iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores, tentando buscar uma reflexão A ela deve seguir-se uma reafirmação do tema e um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação. Por exemplo:

É imprescindível que toda sociedade (governo e povo) se conscientize de que cada um tem o dever de colaborar para o fim da exploração do trabalho infantil, pois todos nós somos vítimas e culpados nesse processo e só o investimento em educação reverterá esse quadro. O país deve provar que continua sendo uma “mãe gentil”, pois como diz a canção “A de se cuidar do broto para que ele dê flor e fruto”


Seguindo estas orientações você não terá problemas na hora de produzir seu texto argumentativo. Agora lembre-se: um texto só atinge seu objetivo e qualidade necessária se, a produção do mesmo, estiver agregada a um hábito de leitura contínuo, pois um texto é feito de opinião, informação e fatos e, só terá estes pré requisitos, quem lê. Pois informação e opinião são individuais e intransferíveis, frutos de um conhecimento que você construiu.

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