Escolha a sua Profissão












PROFISSÃO BIOMEDICINA


Biomedicina
É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
Mercado de trabalho
A maioria dos profissionaistrabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Mas uma parte permanece na carreira acadêmica. "É comum continuar na universidade como pesquisador, principalmente na área de saúde", diz Wilson de Mello Junior, coordenadordo bacharelado em Ciências Biomédicas, da Unesp de Botucatu (SP). Outras áreas também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias - como a cidade de Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e o sul do país, a procura é grande por profissionais para a análise de qualidade. Boa porta de entrada para o mercado de trabalho são institutos de pesquisa como a Fundação OswaldoCruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Ambos vêm investindo em biologia molecular e pesquisas com célula-tronco.
O curso
O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científicae inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deveparticipar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio eescrever uma monografia.
O que você pode fazer
O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científicae inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deveparticipar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografia.








 PROFISSÃO PSICOLOGIA



É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal e promove programas de adaptação dos funcionários.Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado para o departamento de marketing. Pode atuar, ainda, em consultorias de RH e colocação profissional, instituições judiciárias, presídios, instituições de reabilitação e clubes de esporte. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.


Mercado de Trabalho
A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aumenta de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos que devem ter cobertura dos planos de saúde melhora o mercado na área clínica, em especial nos grandes centros urbanos. "A psicologia jurídica também cresce, bem como a contratação do profissional no departamento de recursos humanos das empresas", diz Adriana Bernardes Pereira, coordenadora do bacharelado em Psicologia da PUC-Goiás. "O setor público também absorve uma parte dos profissionais, que trabalham nas secretarias de Educação, Esporte e Saúde." Ainda no setor público, o psicólogo pode participar de equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), ambos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No segmento educacional, o psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas, creches e ONGs. As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de oportunidades de trabalho. 

Salário inicial: R$ 1.815,00 (fonte: Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo); R$ 122,00 (por consulta); fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.


Curso
O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas. Algumas instituições possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional. 

Duração média: cinco anos. 

Outro nome: Psicomotricidade.



O que você pode fazer
Psicologia clínica
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais.Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.
Comportamento do consumidor
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.
Orientação profissional
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.
Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições.Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.
Psicologia educacional
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.
Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento.



PROFISSÃO NUTRIÇÃO

O Nutricionista: profissão e desafios

Entenda todo o diferencial e necessidade de atuação dos profissionais de nutrição em todo o ramos alimentício. Os desafios enfrentados no mercado de trabalho e as novas oportunidades.

O nutricionista e as conformidades sanitárias

Nos dias de hoje os padrões de higiene e manipulação no Brasil tem sido bem mais rigorosos. Empresas públicas e privadas estão mais atentas a irregularidades e contaminações dentro das cozinhas. Com o avanço da tecnologia e a facilidade dos meios de comunicação, as pessoas estão mais bem informadas a respeito de doenças e contaminação dos alimentos e, conseqüentemente, muito mais exigentes em relação a comida que consomem fora de casa.
Nos restaurantes de médio e grande porte, a presença de um profissional da área de nutrição é recomendada e muitas vezes obrigatória, dependendo do número de funcionários e tamanho da cozinha, dentro dos padrões exigidos pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Papel do nutricionista nas cozinhas


O papel do nutricionista dentro da cozinha é fiscalizar os alimentos, garantindo que os mesmos estejam dentro da data de validade e armazenados de forma correta. É parte do trabalho do profissional dessa área, recolher amostras de alimentos e levar até um laboratório, onde testes são realizados, detectando a presença ou não de microorganismos nocivos aos seres humanos. Aos desavisados pode parecer uma tarefa simples, e muitas vezes realmente é, porém é de extrema importância: caso haja contaminação há sérios riscos a saúde devido a intoxicação alimentar.
O nutricionista também é responsável pela elaboração de cardápios para pessoas com algumas limitações, como por exemplo o diabético, que não pode consumir glicose, o hipertenso, sensível ao sal e o celíaco, que é a pessoa intolerante ao glúten, proteína encontrada na maioria dos farináceos. Cabe ao nutricionista informar a equipe da cozinha sobre os alimentos que não podem ser servidos a pessoas com essas restrições. É papel dele substituir os alimentos, que não podem ser ingeridos por determinados clientes, por outros, de igual valor nutricional, mantendo assim a qualidade e sabor das preparações. Não é função do nutricionista saber cozinhar, mas é necessário conhecimento básico na área, para poder opinar e sugerir alterações. É por isso que a a boa relação dos nutricionistas e cozinheiros deve ser mantida, são profissões que andam juntas e são indispensáveis uma a outra.
Reuniões quinzenais entre cozinheiros e nutricionista são necessárias e muitas vezes, obrigatórias. É preciso que a comunicação entre esses dois profissionais aconteça de forma objetiva e eficiente, evitando acidentes que podem resultar em intoxicação alimentar e reações alérgicas.

Oportunidades e profissionalização

Recentemente, na cidade do Rio de Janeiro, o Decon (Defesa do Consumidor) e a Vigilância Sanitária apareceram repentinamente em várias redes de hotéis depois de receber denúncias anônimas de hóspedes que sofreram intoxicação alimentar após consumir alimentos contaminados. Como o Rio é uma cidade turística, esse assunto chamou bastante atenção, não só em território nacional mas em proporções mundiais, já que a cidade é visitada regularmente por pessoas do mundo todo. Alimentos com prazo de validade vencida e armazenados de forma incorreta foram os maiores problemas encontrados. Mas também irregularidades como limpeza da cozinha e higiene dos funcionários foram questionadas.
Depois desse ocorrido, os hotéis e restaurantes tem redobrado a atenção, contratando e exigindo mais do profissional da área de nutrição, cujo papel é importante e mais do que necessário em cozinhas de todo o tipo. Esse profissional tem sido cada vez mais mencionado na área de Alimentos e Bebidas, garantindo assim, a boa qualidade dos produtos servidos nas cozinhas. Tal reconhecimento é super importante ao profissional de nutrição, que muitas vezes passa desapercebido sobre seu envolvimento em setores alimentícios, mas que sua atuação é sempre crucial e necessária.
O curso superior de nutrição dura, em média, 4 anos. O salário varia de 1.380 a 3.450 reais nas grandes capitais do país. Segundo o Ministério da Educação, 11.417 vagas de graduação são disponibilizadas por ano em todo Brasil.





PROFISSÃO DIREITO
Direito é mesmo o que eu quero?
Guia do Estudante


É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passarem exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

O mercado de trabalho

Desde o primeiro semestre de 2010 tramita no Senado um anteprojeto para elaboração do novo Código de Processo Civil. Ele prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda no setor público nas esferas federais e estaduais, que já é grande para o egresso do curso de Direito, deve aumentar. Faltam profissionais para trabalhar no Judiciário brasileiro e o número de magistrados ainda é menor que o necessário. Os concursos públicos para bacharéis deve continuar crescendo nos próximos anos. "Mesmo para vagas que exigem nível superior, não necessariamente em Direito, como para auditor ou analista da Receita Federal, os advogados têm boas condições de concorrer, pois já chegam mais bem preparados com o conhecimento de legislação", afirma Yaska Fernanda de Lima Campos, coordenadora do curso de Direito da UFMG. Estão com perspectivas de crescimento ramos mais recentes, como o direito ambiental e da tecnologia da informação. Empresas públicas e privadas, de vários setores, precisam de advogados para adequar suas atividades à legislação ambiental. O uso cada vez maior de recursos de informática valoriza o direito da tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet. Além dessas áreas, também têm destaque o direito internacional e o no campo da genética. A procura não parte apenas de escritórios de advocacia ou de grandes companhias com departamento jurídico, mas também de instituições do terceiro setor. No setor empresarial, multinacionais costumam empregar o bacharel para lidar com processos das áreas trabalhista, tributária, cível e empresarial, bem como os especialistas em direito internacional. Os escritórios de direito, por sua vez, abrem vagas para advogados e estagiários. Na carreira pública, na qual o graduado ingressa por meio de concurso para ser juiz, promotor, procurador ou delegado de polícia, um nicho e malta é a defensoria pública, voltada ao atendimento da população carente, que não tem recursos para contratar advogado. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos, admitido para trabalhar em prefeituras, governos estaduais e órgãos públicos de todo o Brasil. 

Salário inicial: R$ 1.749,49 (até um ano de inscriçãona OAB;

Fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro).

O curso
FoconateoriaO curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juíz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma. 

Duração média: cinco anos. 

Outros nomes: Ciên. Jurídicas e Soc.; Direito (ciên. jurídicas); Direito Intern.

O que você pode fazer
Há duas grandes carreiras: Advocacia e Carreira Jurídica. Cada uma oferece várias áreas de especialização e atuação:
ADVOCACIA
Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:
Arbitragem internacional
Resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre países ou empresas e instituições de diversas nacionalidades.
Direito civil
Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares, como divórcios e heranças, ou transações de locação, compra e venda. Pode especializar-se em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito administrativo
Aplicar a legislação que regulamenta os órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.
Direito ambiental
Trabalharem ONGs e empresas, lidando com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, como a deterioração da natureza provocada pelas atividades de uma indústria.
Direito comercial
Intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimento comerciais.
Direito da tecnologia da informação
Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais, entre outros.
Direito do consumidor
Aplicar as normas que concede mãos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.
Direito contratual
Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.
Direito de propriedade intelectual
Preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.
Direito penal ou criminal
Preparar e apresentar a defesa ou acusação e mações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.
Direito trabalhista e previdenciário
Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.
Direito tributário
Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.
CARREIRA JURÍDICA
Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. São quatro as áreas desta carreira:
Advocacia pública
Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. Atuar como procurador municipal, estadual ou da União, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo e mações como licitações e concorrências públicas.
Delegacia de polícia
Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.
Magistratura
Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social. O juiz da justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à União, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.
Ministério público
Defender os interesses da sociedade perante o juíz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.





PROFISSÃO MEDICINA
Saiba como funciona o curso de medicina
Folha de S.Paulo

Após muito esforço para passar no vestibular de medicina, o estudante encontrará pela frente mais estudo. Aqueles que pretendem ser um médico devem se acostumar com a idéia de que nunca deixarão de estudar muito, o que exige muito trabalho e dedicação.
Leia abaixo trecho do livro"Médico", da Publifolha, com as fases e as matérias dos cursos de medicina.
*
O curso, na prática
Para os que já se imaginam salvando vidas assim que entram na faculdade, é bom ir com menos sede ao pote. De acordo com o currículo montado por grande parte das escolas de ensino superior do país, o atendimento efetivo ao paciente só ocorre no final do 5º ou 6º anos, quando os estudantes já atuam com um pouco mais de autonomia no hospital-escola.
O curso de medicina dura em média seis anos e desde o início é ministrado por meio de um currículo rigoroso e muito específico, com aproximadamente 70% de disciplinas obrigatórias e 30% optativas. Em boa parte das escolas a grade curricular se divide em três ciclos: o básico, que compreende o 1º e o 2º anos; o clínico, que engloba o 3º e o 4º anos; e o internato, entre o 5º e o 6º anos.
Assim como em outras instituições, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o aluno estuda nos dois primeiros anos matérias básicas como anatomia, fisiologia e bioquímica, que servirão de apoio para o aprendizado subseqüente. Nas aulas de anatomia, os alunos conhecem a estrutura e os aspectos do corpo humano. As atividades ocorrem em sala de aula e nos laboratórios, onde acontecem as tão comentadas dissecações de partes de cadáveres. Durante as aulas o estudante põe literalmente a mão na massa, assistido e orientado pelos professores. O objetivo é que aprenda como funcionam os órgãos e os sistemas, como base para o seu desenvolvimento nas disciplinas clínicas e cirúrgicas que virão nos anos seguintes.
"Para mim, as aulas mais chocantes não são as de anatomia, mas as de patologia, nas quais acontecem as autópsias. Enquanto um grupo acompanha o processo no laboratório da faculdade, com um cadáver de uma pessoa que morreu no dia anterior, todos os outros alunos assistem a tudo num telão na sala de aula", conta Cinthya Taniguchi, aluna do 3º ano da Faculdade de Medicina da USP, representante dos estudantes na graduação e membro da diretoria do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz. Nas aulas de fisiologia, os alunos descobrem como funcionam os sistemas do organismo, em aulas teóricas e práticas, em classe e nos laboratórios. As aulas de bioquímica, que complementam o primeiro ciclo do curso de medicina, tratam das características e propriedades das células, dos processos metabólicos e de como estes estão relacionados às doenças.
Nessa fase, as atividades também são desenvolvidas em sala de aula e nos laboratórios da escola.
O ciclo básico: aproximação com a comunidade
Em busca de um contato mais humanístico entre os estudantes de medicina e a população, em algumas universidades, como a USP, os alunos iniciam, ainda no primeiro ciclo de estudos, um treinamento para atuar como agentes comunitários em unidades básicas de saúde. A disciplina, que leva o nome de Atenção Primária em Saúde, é obrigatória.
Algo parecido também se desenvolve na Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, que desde 2003 põe em prática um programa chamado Interação Comunitária, para estimular o contato dos alunos de 1º e 2º anos com a comunidade. Trata-se de um trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças feita pelos estudantes de medicina nos bairros da cidade de Botucatu. As ações ocorrem em escolas, creches, centros comunitários e asilos e contemplam a população mais carente. Outra atividade do programa, também exercida pelos alunos, é o acompanhamento da vida de bebês, do nascimento até os 2 anos de idade.A ação inclui visitas periódicas às crianças, além do atendimento às mães.
Ainda com o objetivo de melhorar a relação médico-paciente, as escolas de medicina têm se preocupa do em mostrar aos estudantes uma visão cada vez mais próxima da realidade. Na Faculdade de Botucatu, a disciplina Introdução à Medicina estimula os alunos novos a debater questões que abordam a realidade social do país, as dificuldades existentes no exercício da profissão e a relação médico-paciente. "Muitos ficam frustrados quando confrontados com a realidade da profissão no Brasil, porque boa parte dos alunos que ingressam nos cursos de medicina tem uma visão um tanto glamourizada da medicina, em que se vêem médicos famosos, vestidos com elegância, atendendo em seus belos consultórios uma cliente La abastada", observa Eliana Goldfarb Cyrino, professora doutora do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu e coordenadora do curso de medicina da instituição. "Não que isso não possa acontecer num determinado ponto da carreira, mas, muito provavelmente, todos terão de 'ralar' bastante em plantões intermináveis em hospitais públicos, atendendo a população carente, antes de chegar lá", acrescenta.

O ciclo clínico: a hora da decisão
No segundo ciclo - clínico -, que compreende o 3o e o 4o anos, os alunos aprendem, nas aulas de semiologia e propedêutica, a realizar exames físicos completos em pacientes. As lições são dadas nos consultórios e ambulatórios dos hospitais-escola e dos centros de saúde conveniados. Os estudantes descobrem como analisar e interpretar exames laboratoriais, eletrocardiogramas, raios X, tomografias, ressonâncias magnéticas, entre outros, para depois relacioná-los com os dados clínicos obtidos durante a anamnese (com base nas lembranças do paciente, o histórico desde os sintomas iniciais até a observação clínica) e o exame físico. Nesse período também se abordam os conceitos fundamentais das doenças mais comuns - hipertensão, diabetes, infecções nas vias respiratórias, problemas de saúde da mulher, entre outras -, seus principais sintomas e noções de tratamento. As atividades são desenvolvidas em sala de aula, laboratórios, enfermarias e ambulatórios do hospital-escola, além de postos de saúde e programas para a comunidade.
"É nessa fase do curso que muitos alunos enfrentam crises de consciência, poracharqueestãousandoseuspacientescomocobaiaparaaprimorarconhecimentos", explica a terceira nista de medicina da USP Cinthya Taniguchi. Esses problemas são objeto de discussão nos grupos de apoio psicológico aos estudantes mantidos nas escolas de medicina.
O ciclo do internato: dedicação total
O 5º e o 6º anos completam o ciclo de formação básica da escola de medicina e acontecem no sistema de internato, em que o aluno precisa dedicar um número ainda maior de horas aos estudos para aprimorar o raciocínio para o diagnóstico e todas as habilidades que a profissão requer. As aulas são ministradas em atividades práticas por profissionais de diferentes especialidades, no hospital-escola e nos ambulatórios. Visitas a pacientes e consultas também farão parte das tarefas, agora acrescidas de mais responsabilidade. Ainda nesse período ocorrem os estágios e os plantões nos serviços de emergência do hospital- escola, onde se aprendem, na prática, os procedimentos de atendimento emergencial e cirúrgico. Em algumas instituições, o aluno já poderá fazer partos normais e pequenas suturas, entre outros atendimentos. Asintervençõesmaisdelicadassãorealizadasporprofissionaisformados, acompanhadas pelos alunos.
No final do 6º ano, o graduado será registrado no Conselho Regional de Medicina e estará apto ao exercício da profissão médica, como clínico geral.









PROFISSÃO ENGENHARIA
 Engenheiro é o "faz-tudo" da área de ciências exatas

Fernando Tadeu Santos
 Folha de S.Paulo
10/10/2000

Uma das carreiras mais procuradas em todos os vestibulares, o curso de engenharia exige sólida formação em exatas (matemática, física e química). É por meio dessa "bagagem" que o profissional transforma recursos naturais em bens e serviços.
Independentemente da área, a principal atividade do engenheiro é criar novas alternativas de desenvolvimento. Devido aos avanços tecnológicos, o curso passou a se fragmentar e estima-se existir pelo menos 30 tipos diferentes de especialidades em todo o país.
Na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), o estudante faz vestibular para uma carreira única ­­- engenharia e ciências exatas. Após o primeiro ano básico, ele deve escolher uma das grandes áreas da engenharia, dividida em civil, elétrica, química e mecânica.
"A mudança garante que o aluno tenha certeza de qual engenharia ele irá seguir após um ano básico", disse Marcos Ribeiro Pereira, coordenador do curso de engenharia mecânica da Poli.
Em outras instituições, como o Mackenzie, o aluno tem de fazer a opção de carreira na hora da inscrição. Nessa universidade, os cursos de engenharia têm uma divisão parecida à da Poli: mecânica, elétrica, civil e engenharia de materiais.
Para Roque Theóphilo Júnior, diretor da escola de engenharia do Mackenzie, a idéia é garantir a formação do engenheiro em grandes áreas. "Isso cria condições para atender melhor a demanda de mercado", disse.

Grandes áreas

No curso de engenharia mecânica, o estudante pode especializar-se em naval, produção, mecatrônica e mecânica pura.
No de engenharia química, é possível atuar nas áreas de metalúrgica, minas e de materiais. O profissional dessa área vai trabalhar com reações, purificações e processos químicos para laboratórios industriais.
Por conta da Internet, a área elétrica abriu boas oportunidades para engenheiros especializados em eletrotécnica (potência e energia), eletrônica, telecomunicações e engenharia da computação.
Só a área da engenharia civil não sofreu ramificações. "O engenheiro civil tem de ter formação única e consistente para se ocupar de todas as fases num projeto, da fase



inicial à sua realização, seja ele de uma ponte, um edifício, uma estrada ou um túnel", afirmou Alex Kenya Abiko, chefe de departamento de engenharia civil da Poli.
Orientar a compra de materiais na construtora Hochtief (SP) é uma das atribuições da estudante da Poli Heloísa Dias, que trabalha num setor onde as mulheres são minoria. "Antigamente, o preconceito era pior. Mulher não tinha vez numa obra. Hoje os homens reconhecem a eficiência do nosso trabalho", disse.
Empresas que se preocupam em racionalizar custos muitas vezes optam em contratar um engenheiro de produção do que um administrador de empresas. Da simples compra de uma matéria-prima ao preço final da mercadoria ao consumidor, o engenheiro de produção costuma ser ponte entre todos os diferentes setores de uma mesma organização.
"Algumas empresas preferem contratar engenheiro de produção até para gerir recursos humanos. Ele é um faz-tudo bem remunerado", diz Márcia Terra da Silva, coordenadora do curso de graduação de engenharia de produção da Poli.
Para Márcia, o setor de serviços tem sido um dos mais promissores para quem está nessa área. "Redes de comércio, empresas de consultoria, de entretenimento, de transporte e até hospitais buscam engenheiros de produção para seus quadros funcionais hoje."
Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a disputa de vagas para quem pretende fazer o curso de engenharia de produção é de 20 candidatos por vaga, o dobro das outras engenharias. "O mercado procura profissionais que tenham boa formação técnica e saibam administração e economia. Vale até psicologia", disse Edgard Dias Batista Júnior, coordenador da área na Unesp.
O estudante Fábio Monteiro Chehab é um exemplo. Nem pôs ainda a mão no diploma e já trabalha como analista financeiro no Citibank da avenida Paulista. "Tenho a oportunidade de colocar em prática o raciocínio lógico do curso para orientar aplicações e investimentos", disse.





Profissão Administração
Por Marcele Chinarelli

Estamos vivendo a Era da Informação, uma fase que está trazendo novos desafios para as organizações e, sobretudo, para sua gestão. É neste contexto que a figura do administrador de empresas surge como papel fundamental na gestão das instituições.

O curso
A formação oferecida no curso Bacharelado em Administração (também conhecida como Gestão de Empresas), geralmente de quatro anos, capacita o estudante a ter uma atuação mais geral, como planejamento e definição de estratégias para a gestão, bem como apresenta matérias específicas.
Normalmente, nos dois primeiros anos o estudante tem disciplinas básicas como Direito, Matemática, Sociologia, Contabilidade e Informática. Depois começam as matérias específicas, como Recursos Humanos, Logística, Administração Financeira e Orçamentária, Empreendedorismo e Marketing. A maioria das faculdades e universidades de Administração exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além do estágio supervisionado.

Um pouco sobre a história
A história da Administração tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, como filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias, de acordo com suas experiências e observações. Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências Matemáticas (inclusive a Estatística), nas Ciências Humanas (como Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação etc.), nas Ciências Físicas (como Física, Química etc.) e também no Direito, na Engenharia, na Tecnologia da Informação.

Áreas de atuação
Nos dias de hoje, a Administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de desafios e complexidades. O profissional pode atuar nos mais variados níveis hierárquicos de uma organização: desde a supervisão elementar até o nível de dirigente máximo, e nas diversas especializações, como por exemplo:
Administração da Produção (de bens ou serviços prestados pela empresa);

·         Administração de Materiais;
·         Administração Financeira;
·         Logística;
·         Recursos Humanos (RH);
·         Administração Mercadológica;
·         Marketing;
·         Publicidade e Propaganda;
·         Administração Geral.
Em cada nível e em cada especialização, as situações são diferentes. Além disso, é importante lembrar que cada empresa tem suas peculiaridades, ou seja, as organizações são diferentes entre si, da mesma forma que não existem duas pessoas iguais. Há ainda a opção de criar sua própria empresa, dentro das áreas específicas na forma de consultoria, comércio e serviços.

Habilidades necessárias

·         Quem decide seguir a carreira de administrador deve possuir um perfil com as seguintes características:
·         Espírito empreendedor;
·         Possuir senso crítico;
·         Ser observador e detalhista
·         Habilidade com números;
·         Habilidade em trabalhar com pessoas;
·         Capacidade de enfrentar problemas e apresentar respostas rápidas.
·         Aderir aos valores da empresa

Mercado de trabalho
As empresas, inclusive em seus programas de estágio e trainee, costumam ter muitas oportunidades, porém é grande o número de profissionais formados a cada ano neste curso. Este fato faz com que o mercado de trabalho seja disputado.
Como a concorrência é grande, o diferencial na hora da contratação é a qualificação. Portanto, ter uma especialização, MBA ou pós-graduação e o domínio de outros idiomas aumentam as chances de sucesso em um processo de seleção.
Segundo o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), o salário inicial do administrador de empresas é de R$1.800,00 a R$2.000,00.