GEOscópio


Uma gigantesca nuvem de areia avança sobre Riad, a capital da Arábia Saudita. ela foi formada por uma das típicas tempestades de deserto que ocorrem desde o norte da África até a Península Arábica na primavera, podendo facilmente atingir velocidades de até 140 km por hora. elas ressecam ainda mais essa árida região e fazem com que as temperaturas subam até 20ºC em apenas duas horas. os ventos são chamados de "chamsin", o que em árabe significa "cinquenta", porque em geral eles ocorrem 50 dias após o equinócio da primavera - quando o dia e a noite têm a mesma duração. Raramente, porém, são tão violentos como foram no dia 10 de março de 2009, quando esta foto foi tirada. 




Curto-circuito celestial

Violentas descargas elétricas provocam raios fenomenais sobre os montes San Tan, a sudeste da cidade americana de Phoenix, no Arizona. Muitas vezes, esse espetáculo da natureza acontece quando massas ascendentes de ar frio se chocam com massas instáveis de ar quente e úmido mais acima. Quando isso ocorre, formam-se as chamadas correntes ascendentes que carregam as nuvens com partículas de cargas diferentes (positiva e negativa). Se a diferença de tensão ultrapassar 100 milhões de volts, as descargas podem ser espetaculares.


Sugada pela Terra


Os operários de uma fábrica têxtil na zona norte da Cidade da Guatemala, a capital guatemalteca, tiveram uma sorte inacreditável: apenas uma hora após o fim do expediente, o edifício de três andares foi subitamente engolido pela Terra, em julho de 2010, deixando uma gigantesca cratera redonda na paisagem urbana. A abertura tem 20 metros de diâmetro e 60 metros de profundidade. Pouco antes da catástrofe, a tempestade tropical "Agatha" havia varrido a cidade com chuvas torrenciais. Peritos presumem que a parte de cima de um canal de esgotos inundado desabou embaixo da fábrica, criando o sumidouro. embora a forma perfeitamente redonda do buraco realmente seja impressionante, ela provavelmente se deve a uma composição homogênea do subsolo que foi afetado de modo uniforme pelas forças da erosão. De acordo com um geólogo, "um buraco quadrado seria bem mais espantoso". 


Você é o que come...

...essas formigas do cientista indiano Mohamed Babu, de Myso re, comprovam esse antigo provérbio sobre nutrição. Babu teve a ideia de fazer seu experimento depois que sua mulher lhe mostrou formigas que tinham se alimentado de leite derramado e posteriormente ficaram "tingidas" de branco. O cientista repetiu a experiên cia com soluções de açúcar colorido - e, conforme havia antecipado, o abdômen semitransparente dos insetos de fato indicou precisamente qual solução açucarada elas tinham lambiscado. "Curiosamente, as formigas sempre preferiram as cores mais claras - amarelo e verde", diz Babu. As soluções mais escuras, tingidas de vermelho e azul, atraíram visivelmente menos insetos. 
 
Fonte: http://revistageo.uol.com.br/cultura-expedicoes/33/artigo246236-1.asp








 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário