Aviso

8° Ano

DESAFIO ORTOGRÁFICO 8° ano

REPASSANDO AS REGRAS...

Uso de há e a

Para saber se você deve usar “a” ou “há” apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito:

Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa do singular.

Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.

Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.

Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo.
Faz muito tempo que não como esse bolo.

Logo, para identificarmos se utilizaremos o “a” ou “há” substituímos por “faz” nas expressões indicativas de tempo. Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.

Exemplos: Há cinco anos não escutava uma música como essa.
Substituindo por faz: Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.

Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega-se “a”.

Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora.
Estamos a dez minutos de onde você está.

Importante: Não se usa “Há muitos anos atrás”, pois é redundante, pleonasmo. Não é necessário colocar “atrás”, uma vez que o verbo “haver” está no sentido de tempo decorrido.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

EU ou MIM, TU ou TI?

_ Era para mim estudar?

_ Não! Mim não estuda. Quem estuda sou eu.

_ Então, era para eu estudar? Sim, assim está certo!

Grande confusão, não é mesmo?

A gramática exige que só se usem os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) quando funcionarem como sujeito de um verbo no infinitivo (nome do verbo, flexionado ou não) .

“Era para eu sair mais cedo hoje”

Obs. O sujeito de sair é o pronome eu.

Atenção! Quando regidos por preposição os pronomes ele, ela, nós, vós, eles, elas, são, também, pronomes oblíquos, e por esta razão é possível dizer-se:

“Envie esta carta para ele.”, “Chegaram coisas para nós.”

Os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas), que só se usam com preposição, funcionam como complemento e não como sujeito do verbo.

“Foi fácil, para mim, conseguir o emprego”

Obs. Conseguir o emprego é o sujeito do verbo ser (Foi) e o pronome mim é simplesmente complemento. Observe a inversão:

“Conseguir o emprego foi fácil para mim.”

Para mim, foi fácil conseguir o emprego”

Então o segredo está em analisar sintaticamente a oração. Caso o pronome funcione como sujeito, usa-se EU ou TU e, em caso contrário, regidos por preposição, usa-se MIM ou TI no papel de complemento.

Entre mim e ti tudo acabou.”

“Não há mais nada entre mim e ela.”

“Tudo está acabado para mim.

“Deixaram tudo para mim.”

“Estas frutas são para ti.”

Difícil, não é?

Para facilitar as coisas pode-se generalizar e dizer que todas as vezes em que nas frases ocorrerem verbos no infinitivo (a primeira pessoa do singular é igual ao nome do verbo) usa-se EU ou TU antes desse verbo (geralmente os verbos que denotem uma ação, como Fazer, Conferir, Ler, Contar, Gastar…e até Dormir).

Exemplos:

“Este livro é para eu ler!”

“Manda-me o dinheiro para eu conferir!

“Comprei o jornal para tu leres!

“Cante para eu dormir!

Observe que é impossível fazer-se a inversão das frases:

“Para eu ler este livro é.”

“Para eu dormir cante.”

“Para eu conferir o dinheiro manda-me.”

Excetuam-se deste caso os verbos de ligação (Ser, Estar, Parecer, Ficar, Permanecer, Continuar), e os demais verbos, como Aceitar, Entender, Custar, Bastar, Restar… Faltar, antes dos quais, quando ocorrem na frase, usa-se MIM ou TI.

Exemplos:

“Foi difícil, para mim, aceitar a situação.”

“Basta, para mim, estar ao teu lado”

“Custou, para mim, entender a matéria”

“É difícil, para ti, fazer amizade”

Neste caso não há dificuldade em fazer a inversão:

“Aceitar a situação foi difícil para mim”

“Estar ao teu lado basta para mim”

Fontes: Novo Dicionário Aurélio; Gramática da Língua Portuguesa – Pasquale e Ulisses; Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla.

AVALIANDO CONHECIMENTO

Osmar, nessa pág. Os alunos devem marcar suas opções e trazer para comparar com os colegas.

1.Complete com “eu” ou “mim”:


- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;


a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.


2. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a) você não pode ir sem eu;
b) meu amigo, o diretor quer falar consigo;
c) entre eu e tu não pode haver romance;
d) era para mim encontrar a solução do problema;
e) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.


3.
Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:
a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.


4. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .

5. Leia atentamente as seguintes frases:
I - João deu o livro para mim ler.
II - João deu o livro para eu ler.
A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:

a) a frase I está certa, pois a preposição para exige
o pronome oblíquo mim.
b) a frase II está certa¸ pois o sujeito de ler deve ser o pronome do caso reto eu.
c) a frase I está certa, pois mim é objeto direito de deu.
d) a frase II está certa, pois para exige o pronome do caso reto eu.
e) ambas as frases estão corretas, pois a preposição para pode exigir a forma mim quanto a eu.

6.Complete as lacunas com o pronome adequado:


“Este encargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades
entre __________ .”


a) mim - eu e ti;
b) mim - mim e tu;
c) mim - mim e ti;
d) eu - eu e ti;
e) eu - mim e ti.

7. Complete com ou a:

a) O livro chegou ….. um mês?
b) ….. dias ele está viajando?
c) Partirei daqui ….. uma semana.
d) Não tiro férias há muito tempo.
e) Daqui ….. três dias, verei um amigo que conheço ….. vinte anos.



8. 26) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Uma ..... uma, todas as alunas prestarão contas à diretora daquilo que fizeram ..... pouco.
a) à - a
b) a -
c) à - a
d) a -
e) à -

9. (Fuvest 1996) - Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto.

"Chegar cedo à repartição. Lá ...... de estar outra vez o Horácio conversando ...... uma das portas com Clementino."
a) há - a
b) há -à
c) há - a
d) a - a
e) a – à

10. Até........ poucos dias, os preços desse produto estavam sujeitos........ grandes oscilações no mercado.
a) à, a
b) a, à
c) há, a
d) à, à
e) há, à

CONSULTANDO RESULTADOS

1- c 2-c 3-b 4-e 5-a 6-b 7-b 8-c 9-e 10-d 11-a 12-e

Engenharia.



PROFISSÃO

Engenheiro é o "faz-tudo" da área de ciências exatas

Fernando Tadeu Santos

Folha de S.Paulo

10/10/2000

Uma das carreiras mais procuradas em todos os vestibulares, o curso de engenharia exige sólida formação em exatas (matemática, física e química). É por meio dessa "bagagem" que o profissional transforma recursos naturais em bens e serviços.

Independentemente da área, a principal atividade do engenheiro é criar novas alternativas de desenvolvimento. Devido aos avanços tecnológicos, o curso passou a se fragmentar e estima-se existir pelo menos 30 tipos diferentes de especialidades em todo o país.

Na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), o estudante faz vestibular para uma carreira única ­­- engenharia e ciências exatas. Após o primeiro ano básico, ele deve escolher uma das grandes áreas da engenharia, dividida em civil, elétrica, química e mecânica.

"A mudança garante que o aluno tenha certeza de qual engenharia ele irá seguir após um ano básico", disse Marcos Ribeiro Pereira, coordenador do curso de engenharia mecânica da Poli.

Em outras instituições, como o Mackenzie, o aluno tem de fazer a opção de carreira na hora da inscrição. Nessa universidade, os cursos de engenharia têm uma divisão parecida à da Poli: mecânica, elétrica, civil e engenharia de materiais.

Para Roque Theóphilo Júnior, diretor da escola de engenharia do Mackenzie, a idéia é garantir a formação do engenheiro em grandes áreas. "Isso cria condições para atender melhor a demanda de mercado", disse.

Grandes áreas

No curso de engenharia mecânica, o estudante pode especializar-se em naval, produção, mecatrônica e mecânica pura.

No de engenharia química, é possível atuar nas áreas de metalúrgica, minas e de materiais. O profissional dessa área vai trabalhar com reações, purificações e processos químicos para laboratórios industriais.

Por conta da Internet, a área elétrica abriu boas oportunidades para engenheiros especializados em eletrotécnica (potência e energia), eletrônica, telecomunicações e engenharia da computação.

Só a área da engenharia civil não sofreu ramificações. "O engenheiro civil tem de ter formação única e consistente para se ocupar de todas as fases num projeto, da fase

inicial à sua realização, seja ele de uma ponte, um edifício, uma estrada ou um túnel", afirmou Alex Kenya Abiko, chefe de departamento de engenharia civil da Poli.

Orientar a compra de materiais na construtora Hochtief (SP) é uma das atribuições da estudante da Poli Heloísa Dias, que trabalha num setor onde as mulheres são minoria. "Antigamente, o preconceito era pior. Mulher não tinha vez numa obra. Hoje os homens reconhecem a eficiência do nosso trabalho", disse.

Empresas que se preocupam em racionalizar custos muitas vezes optam em contratar um engenheiro de produção do que um administrador de empresas. Da simples compra de uma matéria-prima ao preço final da mercadoria ao consumidor, o engenheiro de produção costuma ser ponte entre todos os diferentes setores de uma mesma organização.

"Algumas empresas preferem contratar engenheiro de produção até para gerir recursos humanos. Ele é um faz-tudo bem remunerado", diz Márcia Terra da Silva, coordenadora do curso de graduação de engenharia de produção da Poli.

Para Márcia, o setor de serviços tem sido um dos mais promissores para quem está nessa área. "Redes de comércio, empresas de consultoria, de entretenimento, de transporte e até hospitais buscam engenheiros de produção para seus quadros funcionais hoje."

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a disputa de vagas para quem pretende fazer o curso de engenharia de produção é de 20 candidatos por vaga, o dobro das outras engenharias. "O mercado procura profissionais que tenham boa formação técnica e saibam administração e economia. Vale até psicologia", disse Edgard Dias Batista Júnior, coordenador da área na Unesp.

O estudante Fábio Monteiro Chehab é um exemplo. Nem pôs ainda a mão no diploma e já trabalha como analista financeiro no Citibank da avenida Paulista. "Tenho a oportunidade de colocar em prática o raciocínio lógico do curso para orientar aplicações e investimentos", disse.

Saiba mais sobre as profissões.

Calendário de Avaliativas Finais.

Setor de Coordenação Pedagógica
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
CALENDÁRIO DE AVALIATIVAS FINAIS
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08/05
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11/05
14/05
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CIÊNCIAS NATURAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
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MATEMÁTICA
ESPANHOL
LINGUA PORTUGUESA
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HISTÓRIA
REDAÇÃO
CALENDÁRIO DE AVALIATIVAS FINAIS
7º ano C – 1º ciclo
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10/05
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15/05
EDUCAÇÃO FÍSICA
LINGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
CIENCIAS NATURAIS
ESPANHOL
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
REDAÇÃO
GEOMETRIA
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CALENDÁRIO DE AVALIATIVAS FINAIS
8º ano A e B – 1º ciclo
08/05
10/05
11/05
14/05
15/05
LINGUA PORTUGUESA
CIENCIAS NATURAIS
GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA

MATEMÁTICA
INGLÊS
ESPANHOL
GEOMETRIA
REDAÇÃO
HISTÓRIA
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9º ano – 1º ciclo
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10/05
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EDUCAÇÃO FÍSICA

CALENDÁRIO DE AVALIATIVAS FINAIS
1º ano do Ensino Médio – 1º ciclo
07/05
08/05
10/05
14/05
15/05
17/05
MATEMÁTICA
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BIOLOGIA
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